Trilha sonora da vida





UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
ATELIÊ ARTE E COMUNIDADES
DISCENTE: KALIN SÁ
BAHIA BI-ARTES – CJA


Meu projeto consiste em uma pesquisa dos sons que são produzidos em uma comunidade, que se misturam e se potencializam, porém, muitas vezes passam despercebidos como se fossem um único som que compõe a trilha sonora da vida.
Estamos tão habituados com a poluição sonora e ruídos produzidos no nosso dia a dia que não conseguimos distinguir tudo que ouvimos, devido a variação e mistura de frequências entre grave, médio e agudo, nosso sistema auditivo muitas vezes não consegue discernir o que está produzindo o som e de onde vem.

O tipo de som produzido pode variar dependendo do ambiente onde nos encontramos, como: o transito, mata, ambiente escolar, hospitais entre outros, cada um, tem suas particularidades sonoras, o que pode deixar minha pesquisa ainda mais interessante, pela variedade de sons e possibilidades de outros ruídos que não percebemos e que podem ser descobertos no decorrer dessa pesquisa.



Os tempos”



Apresentação:

A sociedade contemporânea é marcada pela constante pressão que o homem sofre com relação ao tempo. “O ritmo social e o fluxo informacional são muito intensos, havendo um excesso de informação a circular pelo mundo [...]” (BARCELOS, 2009, p. 1), com isso mudanças ocorrem de maneira muito rápida e vê-se a necessidade em adaptar-se aos novos acontecimentos.

As vezes, prioriza-se tanto algumas coisas consideradas necessárias à sobrevivência que acaba-se tendo um vida rotineira e bastante estressante, onde faz-se tudo, menos viver de fato.

Diante disso, o presente projeto tem como objetivo, proporcionar aos vivenciadores um breve passeio pelas fases da vida, de modo que possam fazer uma análise rápida acerca das mudanças que ocorreram com relação ao uso do tempo em suas vidas.

Por, fim todos serão convidados a discutir sobre a administração do tempo na sociedade nos dias atuais bem como a normalidade de tal fator.

Estratégia

Todos serão convidados a caminhar seguindo as linhas do tatame, (seguindo o ritmo de uma música) remetendo os pensamentos à sua infância, ao comando do coordenador todos devem para por um tempo que será determinado também pelo coordenador, onde deverão agir como crianças e conversar coisas do tempo de infância.

Retoma-se a caminhada, onde a música mudará de ritmo, o novamente será dado um comando de parada. Neste, deverão agir como adolescentes e conversar assuntos característicos desta época.

Retoma-se pela última vez a caminhada, alterando mais uma vez o ritmo da música, e mais um comando de parada, onde desta vez, serão convidados a agirem com adultos e falar sobre os assuntos correspondentes a esta fase.

OBS: a cada fase a música deverá ser mais acelerada, e o tempo para as ações nas paradas serão reduzidos.

Por fim, sem grandes explicações convida-se a todos a fazerem um reflexão acerca do que vivenciaram e tentar remeter às suas vidas cotidianas.


REFERÊNCIA:

BARCELOS, Bruna Sarieddie. A relação sociedade X tempo X trabalho: como o uso do tempo e a dedicação ao trabalho podem influenciar a vida pessoal e social do ser humano contemporâneo. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-relacao-sociedade-x-tempo-x-trabalho-como-o-uso-do-tempo-e-a-dedicacao-ao-trabalho-podem-influenciar-a-vida-pessoal-e-social-do-ser-humano-contemporaneo/36389/>. Acesso em: 12 set. 2017.




Comentários:


M.D: 13 de setembro de 2017 14:09 Um belo livro sobre esse tem é 24/7: capitalismo tardío e os fins do sono de Jonathan Crary. Talvez esteja em pdf na web


M.D.13 de setembro de 2017 14:12 Diante disso, o presente projeto tem como objetivo, proporcionar aos vivenciadores um breve passeio pelas fases da vida, de modo que possam fazer //uma análise rápida// acerca das mudanças que ocorreram com relação ao uso do tempo em suas vidas. porque esse "rápida"? Veja também o Slow movement: http://www.slowmovementportugal.com/ Em que sentidos sua proposta se relaciona com esse movimento?


Anderson Ribeiro: 13 de setembro de 2017 20:48 Foi bem interessante o experimento de hoje....ainda devemos fugir dos estereótipos que criamos para as diferentes fases da vida, mas a trilha tava condizendo com os períodos.....muito legal.......


RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS


         Esse foi o Ateliê que mais tive dificuldade em extrair algo significativo para trabalhar no quadrimestre, talvez pelo acúmulo de atividades e pressão do meu momento final de curso, não sei. 
        A princípio, pensei em trabalhar algo que pudesse ter ligação com a área que tenho mais conhecimento, que é a musicalidade. Em uma das aulas propus uma experimentação sonora, onde, com ajuda de alguns colegas, produzimos sons aleatórios e ao mesmo tempo, enquanto os demais apenas ouviam no intuito de faze-los perceber que nunca conseguimos absorver todos os sons que está a nossa volta, a ideia principal foi trazer a tona que estamos o tempo todo rodeados por sons, independente de onde estivermos. 
        Após a experimentação, não consegui fazer ligação com nada interessante que que fosse possível levar adiante no meu projeto, passei a me frustrar pelo fato de que o tempo passava rápido e eu não conseguia pensar em nada que fosse satisfatório à proposta do Componente Curricular. 
           Procurei participar ativamente das experimentações dos meus colegas, a fim de tentar criar algo para ampliar a visão do meu projeto ou até uma nova criação, o que acabou não ocorrendo até então. 
          Em um momento oportuno, parei e refleti sobre como estava corrido o tempo, foi quando pensei em lincar isso ao meu projeto, logo, me veio a ideia de retratar o tempo através da nossa vida passeando pela infância, adolescência e juventude, onde, cada uma dessas etapas, tem um rítimo, uma forma de agir e necessidades diferentes. 
            Na  primeira  experimentação  que  fiz  com  a  nova temática, foi muito interessante, meus colegas se entregaram ao momento, e ao final eles falaram sobre o que viveram ali, cada reação foi algo que eu já esperava e um dos pontos chaves foi a percepção de que quanto mais velhos nos tornamos, mais sem tempo ficamos, pelas responsabilidades que nos acompanha com o tempo. 
      Após essa vivência em sala, continuei pesquisando dentro do possível para ampliar meu experimento, também vi a indicação do professor Martin, um texto que falava sobre o “Slow Movement”, achei muito interessante o contexto e pesquisei bastante, achei um autor Carl Honoré que escreveu e fala com propriedade sobre o assunto, porém, tentei agregar isso ao meu projeto, mas, devido ao tempo não consegui fazer nada significativo. 
           No dia da apresentação final do projeto, não consegui fazer o que tinha previsto, eu precisava de muitas pessoas e como fiquei para o final, mais da metade dos meus colegas tiveram que pegar seus ônibus. Por tanto, deixei alguns objetos expostos, que tinha uma representação no nosso cotidiano desde crianças até mais velhos. Apesar de não ter sido como eu queria, teve um significado grande pra mim, ao olhar aqueles objetos colocados aleatoriamente no espaço, passou um filme em minha cabeça, até porque cada um deles tem uma história, e também é de um tempo diferente da minha vida ou da vida de meus familiares. 
           Por fim, apesar da experimentação final não ter saído como eu queria, foi muito interessante e também teve um toque mais sentimental para mim do que na última vivência, e com certeza, foi uma experiência ímpar, como tem sido a cada Ateliê que passo.










Comentários

  1. Me lembrei do Grupo Experimental de Música, conhece? Veja esse vídeo deles:

    https://youtu.be/P0Qqk8Fy4uc

    Abraços

    Martin

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  2. Viajo fazendo uma analogia entre o texto “Vista Cansada” de Otto Lara Resende, onde ele diz que as pessoas estão tão acostumadas em passar todos os dias pelos mesmos ambientes, que nem se dão conta das mudanças que acontecem diariamente. Assim pode ser também com os sons, não paramos para ouvir os pássaros, não escutamos mais o vento chiar em nossos ouvidos...tudo se unifica, potencializando assim a singularidade do SILÊNCIO.

    Não sei se facilito ou embaralho suas ideias, Kalin....

    Abração.

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  3. Obrigado Kalin pelo relatório. Coloquei aqui para que fique mais claro como foi seu processo: da ideia inicial ao experimento final. Com respeito a este último, lamentei muito a falta de tempo e o fato de sua apresentação ter ficado para o final. Certamente, esse trabalho merecia mais tempo para ser apresentado, mas tempo para nós poder apreciar sua intenção e seu potencial (sobretudo, porque esse último experimento trazia uma abordagem muito diferente com relação à fase inicial de seu processo). Mas fiquei pensando bastante no potencial desse tipo de trabalho que traz a temporalidade de uma experiência compartilhada (o comum) a partir de uma coleção de objetos que pertencem a uma história pessoal... Certamente o trabalho na curadoria desses objetos é o que permitirá a projeção dessa experiência comum...

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