Política da Sobrevivência

Esse vídeo é a minha base inspiradora para o meu projeto final, na realidade um trecho dos longos 14 minutos e 53 segundos que consegui acompanhar essa luta travada entre as espécies.
Minhas idéias estão fervilhando e apontando para várias direções, rsrsrs.
Penso em fazer uma ligação com nosso velho e atual contexto social e político, pois através da mobilização coletiva das formigas, elas conseguem conduzir a larva até seu formigueiro com muita luta e perseverança.
Segunda ideia era inverter esses papéis: Formigas são os políticos querendo nos devorar a todo custo, e o povo simbolizado pela larva que não se entrega, não se rende, por vezes recua, para retomar as suas forças, mas não se entrega.
Terceira, apenas retratar essa linda dança pela sobrevivência de ambos os lados, uns lutando coletivamente mesmo tendo um oponente maior e o outro apesar de está só não se intimidou nem se entregou em momento algum. Retratando que a sobrevivência é uma constante busca em todas as comunidades; talvez através de um texto, de uma dança com os colegas ou com a simulação de um embate humano.
Enfim, tem muita produção a ser feita a partir da comunidade das formigas e a caçada aos alimentos, estejam eles vivos ou mortos.
Estou super aberta a sugestões e contribuições pois pesquisei a respeito das formigas com essa conotação artística e pouco encontrei.
Desde já agradeço a todxs!

Comentários

  1. Claudinha, boa tarde, achei seu vídeo super violento. Me pareceu consumidores em uma promoção. Que achas de fazer uma montagem entre o vídeo e outras violências? Pesquise a palavra MONTAGEM em filmes antigos soviéticos. Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivan, a montagem é uma possibilidade tbm, mas penso em me ater a realidade social e política do Brasil, se for o caso de fazer uma montagem... Vou pesquisar a respeito, obrigada!

      Excluir
  2. Oi Claudia, acho que você vai se interessar nos trabalhos de Catherine Chalmer. Veja por exemplo War, que conta uma guerra entre duas especies de formigas:

    https://vimeo.com/54377096?from=outro-embed

    Ou veja também The chosen:

    https://vimeo.com/36861564?from=outro-embed

    Pode acessar desde seu site oficial: http://www.catherinechalmers.com/

    abs

    Martin

    ResponderExcluir

Postar um comentário